Será que eu posso ser Microempreendedor?

Será que posso ser Microempreendedor? - Contabilidade online para Microempreendedor Individual (MEI) com emissão de nota fiscal carioca, nota fiscal eletrônica entre outros serviços

Muitos brasileiros empreendem e chega um momento que se pensa em dar o próximo passo e se tornar um Microempreendedor, mas será que o seu tipo de atividade permite?

O MEI foi criado como uma forma de formalização para os Microempreendedores e assim também oferecer alguns recursos de crescimento e segurança como:

  • CNPJ.
  • Emissão de Notas Fiscais (Para vender ou prestar serviços a empresas).
  • Contribuição previdenciária.

Porém na relação de atividade existem algumas atividade que não são permitidas, então caso esteja pensando em realizar a sua inscrição como Microempreendedor é bom ficar atento.

Tabela CNAE

O CNAE é um código que determinam quais atividades são exercidas pela empresa.

O Microempreendedor poder possuir uma atividade principal e mais 15 atividade secundárias, mas embora seja permitido no momento do cadastro incluir qualquer atividade, não é bom misturar atividade que não combinam.

Como por exemplo em uma marcenaria você adicionar atividade de abatedor de aves, isso pode, e é quase certo, que vai lhe trazer problemas no momento da concessão do seu alvará definitivo.

Você pode clicar aqui para verificar a tabela com as atividade permitidas.

MEI Legal - Contabilidade online para Microempreendedor Individual MEI com emissão de nota fiscal carioca

Precisa de ajuda com seu MEI? conheça MEI Legal


Um sistema de contabilidade online com uma equipe especializada em MEI.
Administração Online – Tenha tudo que precisa sem sair de casa.
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail.
Notas Fiscais Eletrônicas – Emissão de nota carioca e NFAe.

Quero Saber Mais

E quem não pode ser MEI?

Se a sua atividade não esta prevista na relação acima infelizmente você ainda não pode ser um Microempreendedor individual.

Mas pode ser que isso mude pois recentemente tivemos a adição para motoristas de aplicativo, como Uber, por exemplo.

Mas ainda assim se ficou com dúvidas sobre sua atividade, clique aqui e entre em contato conosco, pois algumas atividades podem ser mal compreendidas ou com nomenclatura não são tão familiares.

O profissional liberal também não tem suas atividades contempladas nesta relação.

São profissionais que possuem qualificações e certificações – como médicos, engenheiros, advogados, dentistas, etc., que podem desempenhar suas atividades dentro de seu próprio ou em outro negócio.

Os profissionais liberais, possuem registro em conselhos e, eventualmente, também são sindicalizados.

Além disso, podem ter carteira de trabalho, mas respondem por seus próprios erros e devem pagar tributos anualmente para exercer suas atividades.

E agora! vamos nos formalizar!?

Se esta tudo ok e sua atividade esta na relação é uma ótima idéia se tornar um Microempreendedor e ter uma série de benefícios que já mencionamos aqui em nosso Blog

Tudo que é você precisa para administrar seu MEI

Se você possui dúvidas em relação a administração do seu MEI e não sabe por onde começar, ou se você está iniciando suas atividade como Microempreendedor Individual e quer saber por onde começar, nós podemos ajudar! Conheça o MEI Legal um sistema completo onde você vai ter tudo o que é necessário para administrar sua empresa.

Emissão de nota fiscal eletrônica MEI (NFSe e NFAe), emissão de darf MEI com lembretes de pagamento, Declaração anual SIMEI e todo o suporte necessário para que você não tenha nenhuma dúvida e possa tomar as decisões certas!

Tudo de forma online, rápida e fácil!

Para saber mais clique abaixo e transforme sua carreira profissional!

Quero saber mais!

Você também pode gostar

2 Replies to “Será que eu posso ser Microempreendedor?”

Deixe uma resposta