Recuperar CNPJ Microempreendedor! é possível?

Mei pode reabrir CNPJ baixado? - Contabilidade online para Microempreendedor Individual (MEI) com emissão de nota fiscal carioca, nota fiscal eletrônica entre outros serviços

Sabemos que muitas pessoas, em algum momento, se inscreveram como Microempreendedor individual e por algum motivo não prosseguiram em seu negócio e “abandonaram” esta inscrição.

Porém em algum momento decidem retomar suas atividade como MEI e se lembram daquele CNPJ do passado e pensam em utiliza-lo novamente, mas será que isso é possível? Nós já lhe damos esta resposta.

Antes de prosseguirmos com a resposta é necessário saber se o seu CNPJ ainda consta como ativo ou cancelado.

Consulte sua situação cadastral

Para realizar este procedimento você pode acessar o site do portal do empreendedor ou ir diretamente através deste link que compreende na emissão do seu certificado.

Será solicitado seu CPF e data de nascimento, ao prosseguir pode ser que precise escolher qual empresa deseja emitir o certificado (caso exista mais de uma).

Ao ser exibido o certificado você consegue identificar a situação do seu CNPJ.

Algumas situações fazem com que o Microempreendedor Individual tenha sua inscrição suspensa e posteriormente cancelada:

  • Quando não houver a entrega da Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI) referente aos dois últimos anos,
  • Esteja inadimplente quanto  a  todos  os  recolhimentos  mensais,  por meio  de Documento  de  Arrecadação  Simplificada (DAS).

A suspensão da inscrição de Microempreendedor Individual está de acordo com as resoluções nº 36 de 2016 e n°39 de 2017, estabelecidas pelo CGSIM – Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – que regulamenta o previsto no parágrafo 15-B do artigo 18-A, da Lei Complementar 123, de 2016.

A norma prevê que antes do cancelamento efetivo, o MEI terá seu CNPJ suspenso por 30 dias e só depois deste prazo, caso ainda continue inadimplente, a baixa acontecerá definitivamente. 

MEI Legal - Contabilidade online para Microempreendedor Individual MEI com emissão de nota fiscal carioca

Precisa de ajuda com seu MEI? conheça MEI Legal


Um sistema de contabilidade online com uma equipe especializada em MEI.
Administração Online – Tenha tudo que precisa sem sair de casa.
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail.
Notas Fiscais Eletrônicas – Emissão de nota carioca e NFAe.

Quero Saber Mais

Meu CNPJ esta cancelado

Se você se enquadrou no cenário acima provavelmente esta com a situação do seu CNPJ como “BAIXADO”.

Agora vamos a resposta para a nossa questão inicial, é possível reabrir ou recuperar e reutilizar este CNPJ, a resposta é Não.

Após estar em situação de baixa o Microempreendedor não pode voltar a utilizar a mesma inscrição e nenhum documento relacionado a ela que caso ainda possua.

E agora?

Mas a boa notícia é que você pode abrir outra empresa com o mesmo CPF e recomeçar.

Mas é necessário atenção, os débitos gerados pela empresa anterior , caso existam, continuam valendo e é necessário realizar os pagamentos atrasados como também realizar a entrega das declarações pendentes.

E se precisar de algum auxílio nesta parte nós da Mei Legal estamos prontos a lhe atender.

Tudo que é você precisa para administrar seu MEI

Se você possui dúvidas em relação a administração do seu MEI e não sabe por onde começar, ou se você está iniciando suas atividade como Microempreendedor Individual e quer saber por onde começar, nós podemos ajudar! Conheça o MEI Legal um sistema completo onde você vai ter tudo o que é necessário para administrar sua empresa.

Emissão de nota fiscal eletrônica MEI (NFSe e NFAe), emissão de darf MEI com lembretes de pagamento, Declaração anual SIMEI e todo o suporte necessário para que você não tenha nenhuma dúvida e possa tomar as decisões certas!

Tudo de forma online, rápida e fácil!

Para saber mais clique abaixo e transforme sua carreira profissional!

Quero saber mais!

Direitos de Imagem utilizada

Você também pode gostar

2 Replies to “Recuperar CNPJ Microempreendedor! é possível?”

Deixe uma resposta