MEI: Relatório mensal de Receitas

Relatório mensal de receita bruta do MEI - Contabilidade online para Microempreendedor Individual (MEI) com emissão de nota fiscal carioca, nota fiscal eletrônica entre outros serviços

O Microempreendedor possui poucas obrigações no que diz a relatórios e documentos, porém a organização é algo primordial.

Todo ano o MEI precisa realizar a sua declaração anual (DASN) como já falamos anteriormente aqui em nosso blog e para que esta declaração possa ser feita no prazo e sem complicações existe o Relatório mensal.

O relatório nada mais é do que um controle das receitas brutas da empresa e ele não é um documento obrigatório mas nem por isso perde a sua importância.

O Sebrae orienta o preenchimento do relatório mensalmente o qual importante seja o preenchimento deste relatório mesmo não existindo a obrigatoriedade legal de entrega do mesmo.

De modo geral o relatório deverá conter o registro de todas as vendas efetuadas no decorrer do mês referente ao preenchimento do documento, neste caso vendas com e sem emissão de notas fiscais.

Por meio do preenchimento deste documento o Microempreendedor Individual terá acesso a toda a movimentação bruta das receitas da sua microempresa no decorrer do mês anterior.

Estamos falando de informações privilegiadas que devem ser analisadas com bastante cuidado, pois é por meio deste relatório e das informações que ele contém que você poderá saber o quanto a sua microempresa está crescendo, quais os futuros problemas que ele pode enfrentar, como planejar as receitas nos próximos meses e etc.

MEI Legal - Contabilidade online para Microempreendedor Individual MEI com emissão de nota fiscal carioca

Precisa de ajuda com seu MEI? conheça MEI Legal


Um sistema de contabilidade online com uma equipe especializada em MEI.
Administração Online – Tenha tudo que precisa sem sair de casa.
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail.
Notas Fiscais Eletrônicas – Emissão de nota carioca e NFAe.

Quero Saber Mais

O que acontece se o MEI não preencher o relatório mensal de receitas?

Não realizar o relatório mensal de receitas pode não ser uma opção viável para o Microempreendedor Individual, uma vez que esse relatório é uma base fundamental para o preenchimento e elaboração mais rápida da declaração anual.

Contudo se você optar por não fazer o relatório mensalmente, que não é obrigatório, não haverá nenhuma consequência.

Vale ressaltar que o limite anual de faturamento do MEI é de R$ 81.000,00 e o não acompanhamento do faturamento pode acarretar no “estouro” deste limite e consequentemente no desenquadramento da empresa no regime do MEI.

Outra questão que também pode ser um problema é no momento de preencher a DASN, que é de caráter obrigatória e deve ser entregue no prazo pré-estabelecido.

Com isso, se você não entregar a sua Declaração Anual do Simples Nacional no prazo previsto, será gerada uma multa – com valor mínimo de R$ 50,00 ou de 2%, ao mês-calendário ou fração – que será de caráter incidente sobre o montante dos tributos com limitação de 20%.

Como posso preencher o relatório mensal?

A Mei Legal preenche e envia mensalmente este relatório por email para todos os seus clientes, mas se você deseja fazer sua própria declaração aqui vai uma dica retirada diretamente do site do Sebrae:

O primeiro passo para ter o modelo do relatório mensal de receitas será acessar o Portal do Empreendedor por meio do link www.portaldoempreendedor.gov.br. Após isso, logo na página inicial, você irá encontrar duas opções: quero ser e já sou um Microempreendedor Individual.

Escolha a segunda opção clicando na aba “Serviços”, destacada em amarelo. Na página seguinte serão mostrados todos os serviços disponíveis para o Microempreendedor Individual. Clique em “Faça sua declaração anual de faturamento” e logo depois em “relatório mensal de receitas”.

Após efetuar o último passo descrito, será efetuado automaticamente o download de um arquivo no formato doc, trata-se do modelo de relatório a ser preenchido pelo MEI. Agora que você já tem o relatório é preciso saber como ele deve ser preenchido.

No cabeçalho do relatório você encontrará os seguintes campos a serem preenchidos: CNPJ, empreendedor individual e período de apuração. Informe o CNPJ do seu comércio, coloque o seu nome completo e o mês de apuração. Se o mês de apuração é agosto de 2018, por exemplo, você deve preencher o campo da seguinte forma: 01/08/2018 a 31/08/2018.

Logo, em seguida, devem ser preenchidos os campos relativos às receitas brutas em si. Tais campos são divididos em três categorias: revenda de mercadorias (comércio), venda de produtos industrializados (indústria) e prestação de serviços. Esse é um tópico onde muitos MEIs fazem bastante confusão.

O preenchimento incorreto do relatório pode gerar problemas mais para frente quando for a vez da Declaração Anual do Simples Nacional ser preenchida, sendo assim, é importante saber a categoria que cada venda efetuada na sua empresa se encaixa.

Fonte: Comunidade Sebrae link : https://comunidadesebrae.com.br/blog/como-fazer-o-relatorio-mensal-de-receitas-do-mei

A orientação é fazer o preenchimento e impressão do relatório e anexar juntamente com as notas fiscais de compra da empresa, que embora não possua livro caixa, serve de controle.

Esperamos que tenham gostado, e qualquer dúvida nós da Mei Legal estamos prontos para lhe atender.

Tudo que é você precisa para administrar seu MEI

Se você possui dúvidas em relação a administração do seu MEI e não sabe por onde começar, ou se você está iniciando suas atividade como Microempreendedor Individual e quer saber por onde começar, nós podemos ajudar! Conheça o MEI Legal um sistema completo onde você vai ter tudo o que é necessário para administrar sua empresa.

Emissão de nota fiscal eletrônica MEI (NFSe e NFAe), emissão de darf MEI com lembretes de pagamento, Declaração anual SIMEI e todo o suporte necessário para que você não tenha nenhuma dúvida e possa tomar as decisões certas!

Tudo de forma online, rápida e fácil!

Para saber mais clique abaixo e transforme sua carreira profissional!

Quero saber mais!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta